quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dançando o Batuque


Culto missionário dos Gorutubanos


Tocando o Batuque


Foi algo muito interessante, uma experiência que não vou me esquecer. Não tocava pandeiro à muito tempo, ainda mais nesse ritmo, e por um milagre toquei e muito bem modesta parte, eles ficaram abismados de me verem tocar...só Deus!!!

Batuque dos Gorutubanos


Missões em Janaúba M.G





O foco nesse local é alcançar os Gorutubanos, descendentes de índios e escravos, localizados no Vale do Gorutuba. Um povo que mantêm sua cultura, sua dança e crenças. Muitos ainda sobrevivem da terra, da horta, gado, queijo, artesanato e outros. Católicos, possui muita fé em Deus, sobrevivendo à seca de todos os anos, não perdendo a alegria e esperança.
A cidade é dividida em zona rural e urbana, possui hoje pessoas de outras cidades e estados. O progresso trouxe outros costumes e culturas, causando certo desconforto aos Gorutubanos, que precisam lutar para que suas raízes não sejam esquecidas.
Tive o prazer de conhecer muitas famílias, pessoas simples, hospitaleiras, que me receberam muito bem. Serviram-me sua comida e me mostraram sua dança. Emocionei-me de ver a alegria de como guardam o que seus avós e seus pais ensinaram. Mesmo com toda sequidão ao redor, o povo tira força para dançar.
Em todo momento procurei levar Cristo através de minha vida, em minhas ações, no meu falar. Deixando claro que não se tratava de religião e sim Cristo. Ouvi muitas críticas, de ações por partes de alguns, coisas que os afastam e isso me deixou muito triste, ver o que Cristo pediu que fosse-mos uma só igreja, pois Ele vem buscar uma só igreja, ainda está bem longe de acontecer. Existem igrejas na cidade, como possuem doutrinas e costumes europeus não conseguem alcançá-los e quando o fazem impõem que essa pessoa mude seu modo de viver, esquecendo sua cultura e raízes. Um equívoco, que têm afastado muitos e criado uma barreira. Não podemos converter um índio, um africano e impor nosso modo de viver.
Um trabalho difícil, longo prazo, mas que com amor e pregando o evangelho puro e simples de Cristo é possível. A equipe de missionários local é Gorutubanos e entem muito bem o seu modo de viver.
A minha função no local, foi dar apoio no trabalho e um renovo a equipe, que estão bastante cansados. Amei o trabalho, fiquei impactada, foi muito bom matar a saudade do campo missionário, voltei diferente, com certeza que este amor não morreu.
Peço que orem pela liderança e equipe neste local, para que eles não desistam e que as forças possam ser renovadas.
Obrigado pelos presentes e pelo carinho com que me receberam, vocês estão nas minhas orações, sei que um dia volto.

Janauba M.G






História de Janaúba

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região.
A história do município e de seu desenvolvimento está intrinsecamente ligada a duas forças propulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.
Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.

Dados Gerais

Localização: Janaúba está inserida na Mesoregião do Norte de Minas, na área mineira do Semi-árido brasileiro e na micro-região da Serra Geral de Minas, da qual é a cidade polo.
Dista 132 Km de Montes Claros e 547 km de Belo Horizonte.
População do CENSO 2000: 61.651 habitantes
População de homens de Janaúba: 32.795 habitantes
População de mulheres de Janaúba: 34.008 habitantes
População urbana de Janaúba: 60.570 habitantes
População rural de Janaúba: 6.233 habitantes
O número de habitantes do censo 2010 em Janaúba é de 66.803.
Religião Predominante Catolicismo.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Casamento Cecilia e Ramon


Esses dois fizeram parte da minha turma de missões no Ctmdt, nem imaginavam que um dia estariam dizendo sim para uma vida juntos.
Uma história cheia de surpresas e alegrias, de um dia de faz de conta para um dia real.
Que o Senhor abençoe cada dia mais a história de vocês.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Viagem missionária

Estou indo para Janaúba, Minas Gerais. Passar uns dias lá, dando apoio aos missionários locais.
Tenho certeza que o Senhor vai operar e fazer grandes coisas. E muito mais em mim.
Minha irmã Patricia vai dar apoio aos meus pais.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Final de semana com amigas

Esse final de semana fui surpreendida com a ligação de Keila. Doro está no Rio, na casa de Keila, me convidaram para passar o final de semana com elas. Claro que não perdi tempo, pedi liberação ao meu pai e fui.
Foi um final de semana maravilhoso, muitas risadas, conversas, bom saber como elas estão.
Matei saudade de Ramon e Cecilia.
Logo nos veremos de novo, no casamento de Keila.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Escolha da Noiva




Quando escrevi sobre a “espera do amado”, fiquei refletindo como seria a visão do amado, como seria o seu pensamento, pois estava olhando apenas pela visão feminina.
O que descobri foi surpreendente, um confronto libertador e ao mesmo tempo um alívio. Por isso resolvi expor aqui esse outro lado, tão pouco falado e explorado.
O homem ao buscar um relacionamento verdadeiro com Deus, é guiado em sua personalidade, temperamento, profissão e na escolha da sua noiva. É muito importante que ele saiba qual o seu chamado, o que o Senhor tem para sua vida, para assim escolher sua auxiliadora. Ao se descobrir, ele precisa saber como é a mulher que deseja para estar ao seu lado, características, personalidade, gostos, temperamento, chamado e intimidade com Deus, pois será uma só carne.
Pode a água se misturar com óleo? É sua função escolher a sua noiva, o Senhor dá as ferramentas, mas a escolha é do noivo.
Abraão escolheu a noiva para Isaque na sua parentela, como foi o desejo de Deus, que honrou na sua escolha.
A mulher gosta de ser conquistada, de homens de atitude e decididos, gosta de se sentir amada. A mulher para demonstrar amor, precisa primeiro te admirar e te respeitar. Então desde o começo faça com que esses sentimentos brotem de dentro dela. Ao encontrá-la, não tenha medo, não meça forças, arrisque, seja sincero, pois Deus não te criou para ferir e magoar essa criatura tão linda e frágil que é a mulher. Homem já faz parte da sua essência conquistar e tomar posse, então faça.
Como disse no começo, foi um confronto libertador, pois para nós mulheres é muito difícil esperar, uma atitude, uma ação, uma decisão e muitas vezes nos precipitamos com nossas respostas. É nosso papel respeitar, mesmo que não sinta, procure respeitar. É o nosso papel admirar, como não admirar o nosso amado. Lutamos contra a essência do homem de conquistar e tomar posse, como se fosse um autoritarismo, machismo e na verdade lutamos contra o que Deus ordenou. Entenda o seu papel e veja que é muito simples, na verdade é o nosso orgulho, nossa insubmissão, nossa carne que precisa morrer. Faça sua parte de esperar que o noivo vem, esteja pronta para quando ele chegar e não se engane.
No caso da mulher pare de tentar “escrever o roteiro” e siga os planos de Deus. No caso do homem “escreva esse roteiro” e faça acontecer.
Fé é ter certeza daquilo que esperamos. É saber que algo é verdadeiro mesmo que não o possamos ver.

Meus 34 anos

Confesso que para mim não está sendo fácil completar 34 anos, esperava tantas coisas e vejo muitas delas não acontecerem. Muitas vezes vem o pensamento que os anos vão se passar e nada vai acontecer, como se a vida fosse um circulo.
O que me dá força para prosseguir é saber que o Senhor sempre está comigo, cuidando de mim como em todos esses anos. Sei que um dia as coisas que desejo vão acontecer, só preciso ter paciência e esperar esse momento.
Nesse aniversário pedi ao Senhor que ele me leve a cumprir seus sonhos e desejos, que eu possa está no centro da sua vontade. Assim serei feliz.
Nem mesmo um casamento vai me fazer sentir feliz, será apenas mais uma vitória e força para prosseguir na minha missão.

Meu querido sobrinho Nikolas

Meu querido e esperado sobrinho está cada dia mais lindo, com três meses de vida já nos traz muitas alegrias. Sei que as promessas do Senhor para sua vida se cumprirá de uma forma tão rápida, mais rapida do que as promessas na vida dos seus pais.
Quando olho para você consigo contemplar o grande homem que será, não colocando sobre você julgo algum, mas profetizando as bençãos do Senhor na sua vida.
A sua geração será abençoada, palavras de vitória será derramada sobre você.
Te amo meu amado sobrinho Nikolas!!!