quarta-feira, 31 de julho de 2013

Missões em Janaúba M.G





O foco nesse local é alcançar os Gorutubanos, descendentes de índios e escravos, localizados no Vale do Gorutuba. Um povo que mantêm sua cultura, sua dança e crenças. Muitos ainda sobrevivem da terra, da horta, gado, queijo, artesanato e outros. Católicos, possui muita fé em Deus, sobrevivendo à seca de todos os anos, não perdendo a alegria e esperança.
A cidade é dividida em zona rural e urbana, possui hoje pessoas de outras cidades e estados. O progresso trouxe outros costumes e culturas, causando certo desconforto aos Gorutubanos, que precisam lutar para que suas raízes não sejam esquecidas.
Tive o prazer de conhecer muitas famílias, pessoas simples, hospitaleiras, que me receberam muito bem. Serviram-me sua comida e me mostraram sua dança. Emocionei-me de ver a alegria de como guardam o que seus avós e seus pais ensinaram. Mesmo com toda sequidão ao redor, o povo tira força para dançar.
Em todo momento procurei levar Cristo através de minha vida, em minhas ações, no meu falar. Deixando claro que não se tratava de religião e sim Cristo. Ouvi muitas críticas, de ações por partes de alguns, coisas que os afastam e isso me deixou muito triste, ver o que Cristo pediu que fosse-mos uma só igreja, pois Ele vem buscar uma só igreja, ainda está bem longe de acontecer. Existem igrejas na cidade, como possuem doutrinas e costumes europeus não conseguem alcançá-los e quando o fazem impõem que essa pessoa mude seu modo de viver, esquecendo sua cultura e raízes. Um equívoco, que têm afastado muitos e criado uma barreira. Não podemos converter um índio, um africano e impor nosso modo de viver.
Um trabalho difícil, longo prazo, mas que com amor e pregando o evangelho puro e simples de Cristo é possível. A equipe de missionários local é Gorutubanos e entem muito bem o seu modo de viver.
A minha função no local, foi dar apoio no trabalho e um renovo a equipe, que estão bastante cansados. Amei o trabalho, fiquei impactada, foi muito bom matar a saudade do campo missionário, voltei diferente, com certeza que este amor não morreu.
Peço que orem pela liderança e equipe neste local, para que eles não desistam e que as forças possam ser renovadas.
Obrigado pelos presentes e pelo carinho com que me receberam, vocês estão nas minhas orações, sei que um dia volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário